domingo, outubro 31, 2010

Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente no Brasil

Gostaria que cada um de nós enxergasse o olhar sincero da primeira mulher eleita presidente nesse país, onde por hora, me vejo afogado em crenças de descredo em si e num poder pessoal de mudar o mundo. Nesse momento, eu vejo a esperança e, de fato, o país da diversidade.

Os discursos rasos, normativos, hegemônicos e preconceituosos, embora enraizados numa cultura contraditória por sua essência de um povo sem culpa, não foram suficiente para derrotar aquela que fazia o sinal da cruz mesmo desacreditando que qualquer ato pontual fosse o bastante para transformar uma sociedade. Ao contrário, é por acreditar na sociedade que sua verdade era vista nos registros das mídias sujas.

Os gritos infames daqueles que, em nome da fé e da moralidade cristã, se diziam ser a favor da vida, mas que na realidade são responsáveis pelas mortes de tantas e tantas crianças e adolescentes que não se vêem nesse espaço celestial onde apenas seus irmãos estarão presentes, não foram forte o bastante.

Parabéns aos brasileiros! Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente no Brasil.

sábado, outubro 30, 2010

Com quem você concorda?

Um universitário encaminha um email à lista virtual denominada “ME UFSCar”:

Numa boa, cada vez mais me decepciono com os civis... Honra, honestidade, competência... soam como palavrões para a maioria de vocês.... Exigir experiência de alguém para governar é um insulto... Exigir ficha limpa então, sacrilégio... Exigir firmeza e clareza de suas idéias a respeito de determinados assuntos....desnecessário.

O orgulho e o amor à imagem do proletariado que se revolta contra o burguês e vence, o Davi batendo no Golias, PT dos Pobres VS PSDB dos ricos, se não fosse o retrato de um analfabetismo funcional como nunca se viu igual no Brasil, seria até hilário...

Sei lá, a culpa deve ser do meu pai viu, que me ensinou (às vezes na porrada), que roubar, DEIXAR ROUBAR PRINCIPALMENTE, SER OMISSO, não são coisas dignas de seres humanos que sequer merecem estar no mesmo espaço físico que o nosso, quanto mais se candidatarem e serem eleitos...

A discussão sobre os candidatos transcende o lado político para os Brasileiros, reflete o sentimento revanchista, o lado do jeitinho brasileiro (sem-vergonhice e preguiça), o amor à imagem de um presidente amado, e principalmente... À FALTA DE VALORES ÉTICOS, DE FAMILIA E RELIGIAO QUE NOSSA SOCIEDADE VIVE HOJE EM DIA. "Voto em ladrão, mas ele vê o meu lado, me dá esmola, melhora minha vida...".

Contra isso, só Deus pode lutar e mudar suas cabeças, o que me conforta é saber que o Brasil está saturado de pessoas assim como vocês, sem iniciativa, mormente, e que a policia federal esta cada vez mais atenta às fraudes dos concursos públicos, pois enquanto vocês se contentam com migalhas, pessoas informadas e esforçadas se destacam em suas vidas, continuem assim, elegendo artistas, reclamando da m... Que fizeram nas eleições e ficando indignadas quando vêem no jornal cuecas com dinheiro... É cômodo não é?

Realmente... CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.... Desculpem, mas hoje em dia ser viado é que é ser legal, fumar maconha é que é bom, votar em marginal é ser liberal, abortar criança porque fez merda... normal.

A bandeira que eu juro todo dia já deve ser pano de chão, nem o HINO NACIONAL a maioria de vocês sabem inteiro, e, pasmem, em caso de guerra, eu tenho que me armar e defender pessoas como vocês, eleitores preguiçosos e civis sem compromisso algum com seu país, votando em TIRIRICA...É DE MORRER! Eu é que estou vivendo no país errado, fiquem bem aqui, eu saio ok?



(Peço a gentileza de não me mandarem nem repassarem nenhum email relacionado aos assuntos de eleição, ética ou moral ok? Mesmo porque deletarei sem ler, já li tudo o que precisava para fazer meus julgamentos. Votem em quem quizerem, dizem que Deus é brasileiro não e? Tomara que seja mesmo...)”. (Autor desconhecido)



A RESPOSTA, de um colega:



Opa!



Geralmente não opino nessa lista do ME UFSCar, mas esse último email me incomodou um bocado. Pelo texto eu duvido MUITO que seja de autoria do Euzébio, acho que a fonte ficou cortada quando ele mandou tudo pra lista.... Espero que o dono desse email receba minha resposta. De qualquer maneira, respondo, mesmo que ao vento.

Bom não posso ocultar minha surpresa: Gente, qq foi esse último email? Estão erguendo o fascio novamente? Esse discurso de "FALTA DE VALORES ÉTICOS, DE FAMILIA E RELIGIAO QUE NOSSA SOCIEDADE VIVE HOJE EM DIA...." parece ter saído direto da diretoria da TFP. Vamos primeiro falar dos partidos e candidatos e da minha opinião sobre eles, depois falo do conteúdo ideológico sinistro por trás desse email.

Olha militar anônimo (te chamo de militar por falar entusiasticamente de hinos, bandeiras, em defender com armas..) eu sei que ambos os candidatos estão sujos de lama. Se alguém realmente quer eleger gente limpa no segundo turno, eu sugiro que vote nulo/branco. O PT e seus aliados, bom, nem precisamos falar que estão com lama até o pescoço. Mas o PSDB não está incólume não. Só pra citar um caso mais conhecido, o próprio José Serra é suspeito de ter participado do escândalo das sanguessugas de 2006, onde havia desvio de dinheiro da saúde para compra de ambulâncias com licitações fraudadas. Esse esquema foi descoberto em 2006, governo do PT, mas sabe-se que ele ocorreu também no governo de FHC no qual Serra foi Ministro da Saúde. Leiam a reportagem:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u83162.shtml E não esqueça do mensalinho do DEM.

Eu concordo que é um absurdo assistir calado a roubalheira dos nossos queridos representantes, mas tem gente suja dos dois lados.Odeio defender o PT nessa caso, mas tentar dizer que é só o PT que é corrupto é uma inverdade.

Acho que roubalheira por roubalheira, e pessoa por pessoa, eu voto por alinhamento político.

Ainda não me decidi se vou votar nulo ou 13, mas sempre tive tendências à esquerda, e pela história e ideologia dos dois partidos, sei que o PSDB, por mais que tenha seu canditato à presidência abraçando gente do proletariado na propaganda eleitoral, se apresenta abertamente como neoliberal. E em neoliberal eu tento nunca votar. Pra quem não sabe, os principais pilares do neoliberalismo são:

1- Estado Mínimo e

2- A economia de livre mercado, ou seja, capitalismo selvagem globalizado.

Sou totalmente contra o Estado mínimo, e acredito que pago impostos para que eles sejam revertidos para todos, sem lucros imbutidos (leia-se sem privatização de setor nenhum).

Com a liberalização da economia, o laissez-faire (deixe-nos em paz, diziam os burgueses ao Estado), tivemos aumento progressivo da miséria no mundo, com a globalização das dívidas dos subdeselvolvidos e a predação dos recursos e mão de obra pelos países ricos. Só pra se ter um dado, "No mundo, de 1981–2005, o número total de pessoas vivendo com renda abaixo de US$2 por dia aumentou mundialmente de 56 milhões para 2.6 bilhões" (WISE-ONU).

Infelizmente a política econômica do PT também está pra lá de neoliberal, mas a parte social e da educação foram mais priorizadas que nas gestões do PSDB, principalmente nas questões agrárias e educacionais.

Claro que os projetos do PT pro ensino superior (PROUNI, REUNI, etc.) ainda são de tampar o Sol com a peneira, muito mais foi investido na educação superior do que nos governos PSDB.

Para dar um exemplo de má gestão na área da educação pelo PSDB, podemos citar o estado triste da educação nas escolas estaduais após quatro gestões do PSDB no estado de SP. O próprio Paulo Renato, que é o secretário da educação de SP admite em seu blog à Folha que o sistema progressão continuada deu errado (http://www.paulorenatosouza.com.br/imprensanoticia.asp?id=88). Virou um sistema de aprovação automática que forma sei la o que. E mais, o desempenho das escolas estaduais está abaixo do das municipais http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/escolas+estaduais+tem+desempenho+pior+do+que+municipais/n1237636461861.html

Além disso esse governo do estado é muito democrático e dialoga com a classe dos professores, como pudemos ver na greve dos professores estaduais (que aliás ganham 764 reais por 30h de aula semanal) que foi reprimida na base da porrada.

Qual é carro chefe do projeto de Serra para a educação superior? FATEC. É isso que queremos? Técnicos? Só o alto escalão merece ensino superior mais crítico? Sucateamento pras universidades? FHC não construiu NENHUMA.

Na questão ambiental ambos os partidos vão mal, principalmente devido às obras do PAC (PT) com seus queridos licenciamentos ambientais sendo lavrados a toque de caixa por cima de qq questao ambiental e social, e à alteração GROTESCA (proposta para o código florestal brasileiro (sério, leiam sobre isso) e apoiado massivamente pela picaretíssima Bancada Ruralista presidida por Kátia Abreu do DEM.

Infelizmente também os 2 partidos priorizam o agronegócio como carro-chefe da economia nacional, mas o PT ofereceu um pouco mais de subsídio para o pequeno agricultor e o assentado, e o Eusébio e o pessoal do GEQA podem dizer bem o quanto de suor e sangue foram derramados pra cada conquista que os sem terra conseguiram com o atual governo.

O 'agribusiness' só privilegia a elite, que exporta sua mercadoria para atender massivamente ao mercado internacional, desrespeita amargamente o meio ambiente com monoculturas insustentáveis e explora ou desemprega o trabalhador do campo.

As privatizações também não ocorreram como na gestão PSDB(que aliás foi responsável pela política de concessões de petróleo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_Petr%C3%B3leo)

Agora falando mais a respeito dos candidatos em sí:

Experiência: Eu não sei quanto a você, mas acho que presidente não governa sozinho não. Eles precisam do apoio de boa parte do legislativo pra fazer algo acontecer, com exceção da Medida Provisória. Ter experiência portanto não vai levar presidente a fazer nenhum milagre.

Bom, acho que já justifiquei meu possível voto. Agora vamos ao resto do seu email que nada teve a ver com os dois partidos, e sim com suas crenças:

Que história é essa de ter que saber o hino nacional!? Eu acho o hino nacional uma MERDA. É um conjunto de mentiras ufanistas deslavadas escritas de maneira parnasiana, principalmente a primeira parte. A começar por dizer que o grito da independência foi um brado retumbante de um povo heróico, por favor. Quem estudou história sabe que nossa independência foi COMPRADA de Portugal (pagamos pra que Portugal nos reconhecesse independentes) e isso gerou uma das primeiras dívidas externas do nosso país.

Não conquistamos o 'penhor da liberdade' com braço forte nenhum. Não conseguimos a independência por revolução como nossos colegas da America latina.

Nossa bandeira também é uma vergonha. Suas cores e formatos nada mais são que reformulações de cores e formas das dinastias de Habsburgo (D. Leopoldina) e Bragança (D. Pedro II), da coroa Portuguesa. Não tem nada de verde das matas e amarelo do ouro.

E por favor, eu sou ateu e me sinto ofendido quando falam que só com valores eticos, de família e religião que tudo vai melhorar. Eu não tenho religião e sou muito ético, não acredito que alguém precise de religião pra ser humano, ser amável, respeitar o próximo e submeter-se às leis. Não preciso de Deus nenhum pra lutar por mim e mudar minha cabeça. As pessoas que tem supostamente Deus na cabeça no Legislativo estão envolvidas até o pescoço em corrupção (leia-se a bancada evangélica no escândalo das sanguessugas). Acredito que é com educação crítica que se empodera um ser humano para agir sobre si e sobre a história. É assim e não com doutrinamento religioso que acredito que as coisas podem mudar. Inclusive José Serra vive se valendo de campanha religiosa pra tentar agradar o 'povo de Deus', mas acho isso uma sem vergonhice, principalmente em um Estado LAICO. Leiam o manifesto da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (http://www.brasilianasorg.com.br/blog/luisnassif/o-manifesto-dos-ateus) que ele explica extensamente quão perverso é se valer disso pra se eleger.

Quanto ao aborto, eu sou A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO SIM. O aborto é a 1ª causa de morte materna em Salvador-BA e nos outros estados do Brasil é a 3ª ou a 4ª. 1 em cada 5 mulheres de 40 anos já fez aborto, e a cirurgia de curetragem depois de aborto é a mais realizada pelo SUS. Como você pode ver, o aborto é problema ENORME para a saúde pública.. Milhões de brasileiras já morreram vítima da falsa moral religiosa. Movimentos pró-vida deveriam preocupar-se também com a vida das centenas de milhares de mulheres que estão morrendo todo ano. A causa de morte destas mulheres deve-se à má assistência dada a elas, em abortos malfeitos em condições inseguras. Quantas vidas mais teremos que perder para que as pessoas encherguem a questão???

Ninguém faz aborto porque gosta, é um processo traumático para a mulher, o que leva à conclusão também de que é necessário um acompanhamento psicológico antes de depois do processo, portanto mais um motivo para descriminalizá-lo. Só com atendimento sério, em escala nacional e pública (SUS) que podemos resolver este problema.

E por fim (Nossa, não dava pra ter escrito menos, me desculpem)



"Desculpem, mas hj em dia ser viado é que é ser legal, fumar maconha é que é bom, votar em marginal é ser liberal, abortar criança porque fez merda... normal..."



Desculpe-me, mas suas idéias se tomadas como um todo, são o solo fértil para que qualquer ditadura floresça, com ênfase à nazi-fascista, que incluía o extermínio de homossexuais e a prevalescência da ' boa moral cristã'.



3 coisas:

1- Assumir para sí outro gênero ou comportamento referente à sexualidade só diz respeito à pessoa que fez a escolha. Deixe de ser preconceituoso, são comentários como o seu que destroem anos de luta por igualdade de grupos oprimidos.

2- 'Fumar machona é que é bom'... Cara, se maconha não fosse proibida e não gerasse o problema social e econômico do tráfico, eu fumaria tranquilamente. Beber então é que é legal? Fumar cigarro? Que drogas licitar você usa?

3 - Acho que ser liberal em geral tem a ver com liberalismo, que é uma posição econômica/política. Votando em marginais ou em magnatas, infelizmente na nossa sociedade é 99% de certeza de estar sendo liberal, porque geralmente é esse o posicionamento político da maioria.

Espero toda a minha argumentação tenha te feito pensar sobre o que você escreveu aqui. Peço desculpas novamente ao pessoal da lista, mas realmente esse email me revoltou e tinha que botar a boca no trombone. Que ele valha pelos outros tantos emails que não enviei”. (Marcos A. Bonamico)

Apenas uma colocação: Não há neutralidade política a qualquer indivíduo, mesmo indiferente ele já faz uma opção e escolhe que governem e falem por sí. Não estar disposto a discutir é a prova da ausencia de cidadânia.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Incomodo

José está cansado. 40 anos de idade, estudou até o ensino médio e acorda todos os dias para trabalhar num condomínio onde faz a segurança. Aos finais de semana faz uns bicos em frente uma casa noturna para complementar sua renda. Para cada carro estacionado na rua XV de novembro ele ganha o suficiente para compra sua refeição diária. Ele poderia viver disso se não fosse obrigado ceder uma porcentagem ao estabelecimento. Todo final de semana, por conta de sua função, encontra seus compatriotas, escravos de luxo de um sistema que os obriga a trabalhar, sem suar, e a pagar por um espaço que é público. Pagam por estacionar o carro em via pública, e mais, pelo conforto da garantia criada. Pois tão fictícia quanto o perigo, revela-se a segurança.  Não é possível questionar.

Joceli está cansada. Estudante universitária de 23 anos cursa administração e trabalha na rodoviária da cidade onde reside. Em todos os dias da semana, exceto aos domingos, entra às 08h e sai às 18h. Ela é responsável por dar informações, atender e responder pelas dúvidas dos usuários do espaço, que embora público, cobra uma taxa de embarque por passageiro equivalente ou superior ao valor de dez pãezinhos. Certamente os usuários deveriam saber dos benefícios atrelados ao considerável montante pago à concessionária da maior cidade interiorana de São Paulo, já que nem para suas necessidades básicas podem usar o espaço sem desembolsar mais dinheiro. Perguntemos à Joceli. Ela não sabe! Ela, que está para informar, não sabe! Não é possível questionar.

João está cansado. Tem 22 anos, é estudante universitário, não trabalha e depende do auxilio dos pais. Acredita que as campanhas eleitorais estão muito além de piadas fora do espaço circense e que revelam a ignorância de um povo. Mostram também o descaso e falta de compromisso com a ética dos representantes e candidatos a lideranças públicas, a afronta aos ideais pessoais e também o desrespeito a diversidade de opiniões e experiências de vida humana. Ele não está satisfeito com o sistema em que vive, mas corrobora para sua existência. Não acredita no opressor, mas faz uso do discurso dele. Não é possível questionar.
Bom seria se todos estivessem incomodados e que, assim, usassem desse incomodo como ferramenta de motivação para sua militância, sem dimensões de valores ou relevância. O José, a Joceli e o João precisam questionar.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Neném

Aos meus olhos o bebê guarda uma doçura própria, uma autenticidade e um gracejo que nem requer um receptor apaixonado que se encante. O neném é único, digno de um amor puro e gratuito, que qualquer ser humano de bom coração daria, simplesmente por um sorriso ou qualquer verdade vista na expressão da miniatura mais cativante que pode-se conhecer.