sexta-feira, agosto 26, 2011

Sociedade do Espetáculo

Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.
Essa frase, de DEBORD, ao tratar da Sociedade do Espetáculo nos mostra o quanto a performance vêm tomando lugar do ser. E isso revela uma desconstrução de nossas perspectivas sobre o SER humano, pois não importa mais o ser e sim o parecer ou o estar momentaneamente.
Na sociedade do instantâneo, tudo é passageiro, diluísse nas representações que, no minuto seguinte, já está no passado, sem qualquer valor. A imagem é para o agora, no presente, e o que importa é a performance.
Feuerbach, no prefácio à segunda edição de A Essência do Cristianismo, coloca que em nosso tempo prefere-se a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser, pois a verdade está no profano. Ou seja, conforme decresce a verdade, a ilusão aumenta e o sagrado cresce. O cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado. 
Assim, as praticas de nossos representantes políticos tem muito a nos revelar sobre essa experiência performativa da vida. E um bom campo para análise desse espetáculo são as paginas de relacionamento e redes sociais, onde se fala muito e há muita performance.
Já que em seus perfis nas redes sociais são apresentados como representantes políticos, há de se esperar que se portem como tal. Entretanto, ao invés de publicarem suas ações e reivindicações preferem postar passagens bíblicas, frases poéticas e dizeres de pensadores, sem qualquer reflexão sobre o que postam. Esquecem-se de ali é um espaço para a publicação de um pensamento próprio e não apenas do outro. Ou então, a pergunta que motiva as postagens, em uma das redes, seria "O que os outros estão pensando agora?"
A mim me soa até como uma apropriação descabida de reflexões de outrem. Parece-me que tais políticos pouco sabem, de fato, sobre as percepções e entrelinhas presentes nas transcrições que postam e compartilham. Entretanto a ausência de lógica é lógica na sociedade do espetáculo, pois não importa a verdade e a realidade e sim, como já dito, a performance.

Nenhum comentário: